Reflexões

...BEM COMO A LUZ DO SOL, ELE BRILHA!

"Eu acredito no cristianismo como eu acredito no sol, não por aquilo que ele é, mas que através dele eu posso ver tudo ao meu redor" C.S. Lewis

Lewis tinha razão! Em um mundo de desencontros desenfreados, Cristo se apresenta como o centro de todas as coisas; Ele é o sol; a terra gira em torno da sua existência; Nele estão firmadas todas as coisas. "Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste" Cl 1:17. 

Aquele que o segue não está em trevas; Jesus estabelece a luz  com sua presença diante dos astros; inconfundível como o sol.

"Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus" Jo 3:19-21

Jesus Cristo é o sentido da vida diante de um mundo em constantes mudanças e inferências facciosas; Ele é o cosmos, o sentido da vida, o equilíbrio do caos, "Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio Dele" João 3:17 -

"O poder que nos fez surgir do nada
Vai mostrar que o poder do homem não é nada
Quem viver verá
Quem morreu vai ver
O outro lado da moeda vamos conhecer - Vai acabar
A mistura entre o joio e o trigo
A mentira de quem nunca foi filho - Vai acabar
A demência, a inteligência,
O ateísmo, a ciência - Vai acabar
Mene, mene, tekel, parsim!
Tá chegando a hora do dia do fim." (Trecho da música "vai acabar" - fruto sagrado)

Com temor no coração,


ESTÃO VIRANDO O MUNDO DE PERNAS PRO AR!
A manchete do jornal do dia, as efusivas discussões nas sinagogas ou as introduções das conversas nos núcleos comunitários naquele dia foi:

"(...)Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui,e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus." (Atos 17:6b,7)

Os discípulos de Jesus haviam acabado de chegar à Tessalônica, e Os alvoroçados religiosos, que tinha como responsabilidade ensinar ao povo o Caminho de Deus, já se colocaram totalmente contra aos ensinamentos de Paulo e Silas. Esses discípulos traziam consigo na bagagem a revelação profunda do Cristo ressuscitado, multidões se entregavam a Jesus como salvador de suas vidas.

A desvantagem para os religiosos é que essa mensagem trazia mudança em todas as esferas, que mudaria para sempre suas práticas. As pessoas não seriam mais dominadas pelo medo, mas transformadas pelo amor de Deus libertador.

Se o sacrifico vicário foi feito, e o pecado foi perdoado, então não era mais necessário as praticas diárias de imolação no templo, todos agora teriam acesso direto a Deus, sem que ninguém precisasse interceder por eles, o véu se rasgou, não há mais separação entre Deus e os homens - Todos estavam livres, a mensagem libertadora de Cristo era pregada.

Mentes e corações libertos pelas palavras transformadoras de um "certo carpinteiro". Paulo e Silas estavam conturbando o Mundo simplesmente por que provavam pelas Escrituras que Jesus é o Cristo e Rei dos reis.

Seja manchete, faça história, transforme o mundo!

No amor daquele que ressuscitou,
Pr. Bruno Peixoto

E NÃO HAVERÁ ESCURIDÃO

Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam em trevas. No passado, terras humilhadas, mares e riachos submersos, mas hoje, se verá a glória, para judeus e não judeus. Aqueles que caminhavam em trevas verão uma grande luz; e sob os que viviam a sombra da morte, agora verão vida.

Fará crescer a seu povo aumentará a sua alegria; eles se alegrarão diante Dele como os que se que se alegram em dia de colheita ou como aqueles dividem os bens de uma guerra. Pois, Ele destruirá os opressores, Ele, o Senhor aliviará o peso dos seus ombros, não haverá castigo, nem derrota. Pois toda veste de guerra será queimada, e haverá paz.

Porque um menino nos nasceu, sim, um filho nos foi dado, e o governo está sob os seus ombros. E ele será chamado: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o toda terra, e o seu reino será estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre.

Sim, Senhor dos Exércitos fará tudo isso, seremos salvos, um menino nos dará vida, veremos uma cruz e seremos livres das prisões. Há, um menino nos dará vida, não haverá abismo. Sob suas pisadoras seremos salvos, e então, seremos livres.

Ao verbo da vida,
Pr. Bruno Peixoto


EM TEMPOS DE ESCURIDÃO

Em tempos remotos, Deus criou os céus e a terra, e junto dela, também os homens. Deus havia deixado uma série de instruções e orientações, mas o homem, o homem desobedeceu, veio o pecado, e como consequência disso, a separação de Deus.

Mas Deus em sua infinita bondade e misericórdia, estabeleceu uma aliança para que o homem se voltasse a ele, deu ao homem a oportunidade de se purificar dos seus pecados. Esta era a primeira aliança. Nela, haviam regras para a adoração. Havia um tabernáculo na terra. Na parte da frente, no lugar chamado Santo, estavam o candelabro, a mesa e os pães da Presença. Por trás do grande véu havia o lugar chamado Santo dos Santos. Neste lugar se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro.

Nessa arca estavam o vaso também de ouro contendo o maná, além da vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança. Acima da arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam a tampa da arca. Estando tudo assim preparado, os sacerdotes entravam regularmente no Santo Lugar do tabernáculo, para exercer o seu ministério. No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância. Os homens chamados “comuns” não podiam entrar. Os homens não podiam atravessar o véu, nem tão pouco entrar no santo dos santos para falar com Deus.


Os homens precisavam de um sumo sacerdote, como mediador entre Deus e eles por causa do pecado. O homem se distanciou de Deus, e existia um abismo. E então, o sumo sacerdote.

Nele, a esperança de redenção,
Pr. Bruno Peixoto


GRATIDÃO
02 de Abril - Dia marcante! Dia em que fui consagrado para o sagrado ministério. Agradeço a Deus todos os dias pelo privilégio de ser anunciador das boas novas e cumpridor da missão divina na terra.

Glenio Paranaguá, em seu livro "Pegadas de Lobo na Porteira" faz uma pergunta provocativa logo em sua capa "PICARETA, PSICOPATA OU PASTOR?" declara: "O homem de Deus, talhado para essa função, foi tratado por Cristo na cruz convocado pelo Pai celestial para uma missão divina na terra e capacitado pelo Espírito Santo para o nobre serviço, que tem como principal objetivo apascentar o rebanho do Senhor".

Agradeço a Deus pela chama que arde todos os dias, pela vontade de aprender mais Dele e sobre tudo pela necessidade de buscar ser um servo humilde, verdadeiro e amoroso.

Dr. Russell Shedd, cita algumas de suas conclusões sobre uma pesquisa de Andrew Fuller em relação ao ministério pastoral, que diz: “Pastores eficientes mantém uma postura de aluno durante toda vida, nunca param de estudar (...) eles têm uma perspectiva vitalícia de ministério, pretendem continuar a ministrar enquanto puderem. Amam o que fazem e nunca escolheriam parar de ministrar (...) encaram o ministério pastoral como um privilégio".

Agradeço a Deus pela vida de cada um que tem feito parte dessa caminhada, por cada ovelha. A minha ida esposa e filha, que com amor suportam minha missão. E a Deus, mesmo que tivesse todas as palavras para agradecer a Deus, ainda não seriam suficientes!
Abraço fraternal,
Escravo de Cristo, chamado para o cumprimento da boa obra!

A VIDA E O DIREITO: BREVE MANUAL DE INSTRUÇÕES

Recentemente Luis Roberto Barroso foi patrono de uma turma de formandos em Direito e fez o discurso durante colação de grau.Foram 47 mil curtidas em apenas dois dias. Leia o texto na íntegra:

I. Introdução

Eu poderia gastar um longo tempo descrevendo todos os sentimentos bons que vieram ao meu espírito ao ser escolhido patrono de uma turma extraordinária como a de vocês. Mas nós somos – vocês e eu – militantes da revolução da brevidade. Acreditamos na utopia de que em algum lugar do futuro juristas falarão menos, escreverão menos e não serão tão apaixonados pela própria voz. Por isso, em lugar de muitas palavras, basta que vejam o brilho dos meus olhos e sintam a emoção genuína da minha voz. E ninguém terá dúvida da felicidade imensa que me proporcionaram. Celebramos esta noite, nessa despedida provisória, o pacto que unirá nossas vidas para sempre, selado pelos valores que compartilhamos.

É lugar comum dizer-se que a vida vem sem manual de instruções. Porém, não resisti à tentação – mais que isso, à ilimitada pretensão – de sanar essa omissão. Relevem a insensatez. Ela é fruto do meu afeto. Por certo, ninguém vive a vida dos outros. Cada um descobre, ao longo do caminho, as suas próprias verdades. Vai aqui, ainda assim, no curto espaço de tempo que me impus, um guia breve com ideias essenciais ligadas à vida e ao Direito.

II. A regra nº 1

No nosso primeiro dia de aula eu lhes narrei o multicitado "caso do arremesso de anão". Como se lembrarão, em uma localidade próxima a Paris, uma casa noturna realizava um evento, um torneio no qual os participantes procuravam atirar um anão, um deficiente físico de baixa altura, à maior distância possível. O vencedor levava o grande prêmio da noite. Compreensivelmente horrorizado com a prática, o Prefeito Municipal interditou a atividade. Após recursos, idas e vindas, o Conselho de Estado francês confirmou a proibição. Na ocasião, dizia-lhes eu, o Conselho afirmou que se aquele pobre homem abria mão de sua dignidade humana, deixando-se arremessar como se fora um objeto e não um sujeito de direitos, cabia ao Estado intervir para restabelecer a sua dignidade perdida. Em meio ao assentimento geral, eu observava que a história não havia terminado ainda.

E em seguida, contava que o anão recorrera em todas as instâncias possíveis, chegando até mesmo à Comissão de Direitos Humanos da ONU, procurando reverter a proibição. Sustentava ele que não se sentia – o trocadilho é inevitável – diminuído com aquela prática. Pelo contrário. Pela primeira vez em toda a sua vida ele se sentia realizado. Tinha um emprego, amigos, ganhava salário e gorjetas, e nunca fora tão feliz. A decisão do Conselho o obrigava a voltar para o mundo onde vivia esquecido e invisível.

Após eu narrar a segunda parte da história, todos nos sentíamos divididos em relação a qual seria a solução correta. E ali, naquele primeiro encontro, nós estabelecemos que para quem escolhia viver no mundo do Direito esta era a regra nº 1: nunca forme uma opinião sem antes ouvir os dois lados.

III. A regra nº 2

Nós vivemos em um mundo complexo e plural. Como bem ilustra o nosso exemplo anterior, cada um é feliz à sua maneira. A vida pode ser vista de múltiplos pontos de observação. Narro-lhes uma história que li recentemente e que considero uma boa alegoria. Dois amigos estão sentados em um bar no Alaska, tomando uma cerveja. Começam, como previsível, conversando sobre mulheres. Depois falam de esportes diversos. E na medida em que a cerveja acumulava, passam a falar sobre religião. Um deles é ateu. O outro é um homem religioso. Passam a discutir sobre a existência de Deus. O ateu fala: "Não é que eu nunca tenha tentado acreditar, não. Eu tentei. Ainda recentemente. Eu havia me perdido em uma tempestade de neve em um lugar ermo, comecei a congelar, percebi que ia morrer ali. Aí, me ajoelhei no chão e disse, bem alto: Deus, se você existe, me tire dessa situação, salve a minha vida". Diante de tal depoimento, o religioso disse: “Bom, mas você foi salvo, você está aqui, deveria ter passado a acreditar". E o ateu responde: "Nada disso! Deus não deu nem sinal. A sorte que eu tive é que vinha passando um casal de esquimós. Eles me resgataram, me aqueceram e me mostraram o caminho de volta. É a eles que eu devo a minha vida". Note-se que não há aqui qualquer dúvida quanto aos fatos, apenas sobre como interpretá-los.

Quem está certo? Onde está a verdade? Na frase feliz da escritora Anais Nin, “nós não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos”. Para viver uma vida boa, uma vida completa, cada um deve procurar o bem, o correto e o justo. Mas sem presunção ou arrogância. Sem desconsiderar o outro. Aqui a nossa regra nº 2: a verdade não tem dono.

IV. A regra nº 3

Uma vez, um sultão poderoso sonhou que havia perdido todos os dentes. Intrigado, mandou chamar um sábio que o ajudasse a interpretar o sonho. O sábio fez um ar sombrio e exclamou: "Uma desgraça, Majestade. Os dentes perdidos significam que Vossa Alteza irá assistir a morte de todos os seus parentes". Extremamente contrariado, o Sultão mandou aplicar cem chibatadas no sábio agourento. Em seguida, mandou chamar outro sábio. Este, ao ouvir o sonho, falou com voz excitada: "Vejo uma grande felicidade, Majestade. Vossa Alteza irá viver mais do que todos os seus parentes". Exultante com a revelação, o Sultão mandou pagar ao sábio cem moedas de ouro. Um cortesão que assistira a ambas as cenas vira-se para o segundo sábio e lhe diz: "Não consigo entender. Sua resposta foi exatamente igual à do primeiro sábio. O outro foi castigado e você foi premiado". Ao que o segundo sábio respondeu: "a diferença não está no que eu falei, mas em como falei".

Pois assim é. Na vida, não basta ter razão: é preciso saber levar. É possível embrulhar os nossos pontos de vista em papel áspero e com espinhos, revelando indiferença aos sentimentos alheios. Mas, sem qualquer sacrifício do seu conteúdo, é possível, também, embalá-los em papel suave, que revele consideração pelo outro. Esta a nossa regra nº 3: o modo como se fala faz toda a diferença.

V. A regra nº 4

Nós vivemos tempos difíceis. É impossível esconder a sensação de que há espaços na vida brasileira em que o mal venceu. Domínios em que não parecem fazer sentido noções como patriotismo, idealismo ou respeito ao próximo. Mas a história da humanidade demonstra o contrário. O processo civilizatório segue o seu curso como um rio subterrâneo, impulsionado pela energia positiva que vem desde o início dos tempos. Uma história que nos trouxe de um mundo primitivo de aspereza e brutalidade à era dos direitos humanos. É o bem que vence no final. Se não acabou bem, é porque não chegou ao fim. O fato de acontecerem tantas coisas tristes e erradas não nos dispensa de procurarmos agir com integridade e correção. Estes não são valores instrumentais, mas fins em si mesmos. São requisitos para uma vida boa. Portanto, independentemente do que estiver acontecendo à sua volta, faça o melhor papel que puder. A virtude não precisa de plateia, de aplauso ou de reconhecimento. A virtude é a sua própria recompensa. Eis a nossa regra nº 4: seja bom e correto mesmo quando ninguém estiver olhando.

VI. A regra nº 5

Em uma de suas fábulas, Esopo conta a história de um galo que após intensa disputa derrotou o oponente, tornando-se o rei do galinheiro. O galo vencido, dignamente, preparou-se para deixar o terreiro. O vencedor, vaidoso, subiu ao ponto mais alto do telhado e pôs-se a cantar aos ventos a sua vitória. Chamou a atenção de uma águia, que arrebatou-o em vôo rasante, pondo fim ao seu triunfo e à sua vida. E, assim, o galo aparentemente vencido reinou discretamente, por muito tempo. A moral dessa história, como próprio das fábulas, é bem simples: devemos ser altivos na derrota e humildes na vitória. Humildade não significa pedir licença para viver a própria vida, mas tão-somente abster-se de se exibir e de ostentar. Ao lado da humildade, há outra virtude que eleva o espírito e traz felicidade: é a gratidão. Mas atenção, a gratidão é presa fácil do tempo: tem memória curta (Benjamin Constant) e envelhece depressa (Aristóteles). Portanto, nessa matéria, sejam rápidos no gatilho. Agradecer, de coração, enriquece quem oferece e quem recebe.

Em quase todos os meus discursos de formatura, desde que a vida começou a me oferecer este presente, eu incluo a passagem que se segue, e que é pertinente aqui. "As coisas não caem do céu. É preciso ir buscá-las. Correr atrás, mergulhar fundo, voar alto. Muitas vezes, será necessário voltar ao ponto de partida e começar tudo de novo. As coisas, eu repito, não caem do céu. Mas quando, após haverem empenhado cérebro, nervos e coração, chegarem à vitória final, saboreiem o sucesso gota a gota. Sem medo, sem culpa e em paz. É uma delícia. Sem esquecer, no entanto, que ninguém é bom demais. Que ninguém é bom sozinho. E que, no fundo no fundo, por paradoxal que pareça, as coisas caem mesmo é do céu, e é preciso agradecer". Esta a nossa regra nº 5: ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho e é preciso agradecer.

VII. Conclusão

Eis então as cláusulas do nosso pacto, nosso pequeno manual de instruções:
1. Nunca forme uma opinião sem ouvir os dois lados;
2. A verdade não tem dono;
3. O modo como se fala faz toda a diferença;
4. Seja bom e correto mesmo quando ninguém estiver olhando;
5. Ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho e é preciso agradecer.

Aqui nos despedimos. Quando meu filho caçula tinha 15 anos e foi passar um semestre em um colégio interno fora, como parte do seu aprendizado de vida, eu dei a ele alguns conselhos. Pai gosta de dar conselho. E como vocês são meus filhos espirituais, peço licença aos pais de vocês para repassá-los textualmente, a cada um, com toda a energia positiva do meu afeto: (i) Fique vivo; (ii) Fique inteiro; (iii) Seja bom-caráter; (iv) Seja educado; e (v) Aproveite a vida, com alegria e leveza. Vão em paz. Sejam abençoados. Façam o mundo melhor. E lembrem-se da advertência inspirada de Disraeli: "A vida é muito curta para ser pequena".

Um forte abraço,
Pr. Bruno Peixoto
DE VOLTA AS ORIGENS

"Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo" (Gl 6.14).  
Todas as religiões e ideologias têm seu símbolo que exemplifica algum aspecto importante da sua crença.

  • O judaísmo moderno emprega o símbolo da Estrela de Davi; 
  • O islã é simbolizado pelo crescente ou meia-lua; 
  • Os comunistas empregam o martelo e foice. 
Desde os primeiros séculos da era cristã, os cristãos perseguidos têm escolhido a rude cruz de vergonha como o símbolo do cristianismo. Os primeiros cristãos ecoaram o grande desejo de Paulo – (Gl 6:14) A cruz é o centro da fé cristã – Sem ela, não temos nenhuma mensagem – Sem a cruz não há maturidade – sem a cruz não há evolução;

A Cruz é nossa evolução
Muito já se ouviu falar em evolução – nossa relação com a evolução abrange diversos aspectos:

Espiritual;
Idade mental;
Física;

Ou seja, evoluir não reflete somente a nossa genética, mas a nossa natureza, diante de tantos discursos, e um deles jamais mudará: Precisamos, todos os dias, voltar a cruz, lá estão nossas raízes; A Evolução humana se passa pela cruz;

A Cruz é nossa referência

Mateus 16:24-25 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

Me lembro de um fato, fomos meu tio e eu comprar um carro velho, meu tio muito entendido de mecânica observou o carro e verificou que estava tudo ok, motos, eixos, rodas, painel e etc - na metade do caminho, ai descer um morro muito extenso meu tio habilitou o carro para ponto morto e o soltou no morro. O problema foi quando ao observar que o volante tremia muito tentou segura-lo com mais força até que o voltante soltou em sua mão, imagine o desespero, o carro estava a deriva, sem volante, após alguns segundos eternos, meu tio conseguiu colocar o volante de volta e retomou o controle.

Quando nossa referência de guia está em desequilíbrio tudo em nós sofre; a cruz é nossa referência. Ninguém disse que seria fácil - Madre Teresa de Calcutá, Albanesa, morreu em 1997 e dedicou sua vida aos pobres, sobretudo a crianças pobres, certa vez disse - "Eu sei que Deus não vai me dar nenhuma dificuldade que eu não possa suportar. Mas eu gostaria que ele não tivesse confiado tanto em mim."

A cruz é o que nos firma, nela estão nossas raízes

Em Romanos 5:8 diz, “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores." Ele provou seu amor – Deus não precisa provar nada há ninguém, mas ainda assim ele o fez;

Pr. Davi Lago, certa vez disse - "O que sustenta os pessoas dentro das igrejas, não é o pisca-pisca, e nem pula-pula, mas sim uma vida de oração e joelhos no chão."

Enquanto as luzes, eventos e ativismos motivam as pessoas pra dentro das igrejas,  nossos joelhos no chão nos conduzem em direção a cruz de Cristo.

[Anne Graham Lotz em seu famoso poema "Basta dar-me Jesus"] Ele é a ideia mais sublime em filosofia | Ele é a maior personalidade em psicologia | Ele é o sujeito supremo em literatura | Ele é a doutrina fundamental em teologia | Ele é a Pedra Angular da igreja e a pedra de tropeço em todas as religiões; Somos chamados para salvação de vidas, somos chamados para levar o amor, veja o que diz John Stott sobre o amor "Se quiser a definição de AMOR não olhe no dicionário, olhe no Calvário!"

Não podemos nos esquecer nunca, que Deus um dia se humilhou e se fez maldição por nós, era para eu e você estar na cruz, não Ele.

De olho na cruz,
Pr. Bruno Peixoto


PARA QUE JAMAIS APAGUE SUA LUZ (Mt 5:16)

2 Pedro 3:13 - "Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça." - O movimento redentor de Deus, em relação à criação, é a renovação dos céus e da terra. E Deus o fará para que finalmente, a justiça se estabeleça na criação.

Viver segundo a vontade de Deus hoje, nos exige buscas para que a justiça corra como um rio que nunca seca (Amós 5.24) – Ao longo do cap. 5 de Amós percebo que Deus queria que as advertências proféticas fossem ouvidas pelo povo de Israel, com a conotação central de que o pobre não fosse pisado e nem extorquido; e que o justo fosse honrado e não afligido.

Em Mt 25.31-36, Jesus, coerente com a promessa, diz que Ele quer que os famintos sejam alimentados; que os sedentos sejam dessedentados; que os forasteiros sejam acolhidos; que os desnudos sejam vestidos; que o enfermo seja assistido; e que o prisioneiro seja tratado com dignidade.

Portanto, viver segundo a vontade de Deus, na história, parte do novo nascimento como natural ao ato de pregar o Evangelho, tendo em vista que todo o movimento redentor culminará em justiça na Terra, culmina em trabalhar em função dessa justiça, que é o padrão do Reino de Deus (Mt 6.33).

Sem reservas ou rabo preso,
Pr. Bruno Peixoto


JESUS, O FIM DA RELIGIÃO


Numa analise criteriosa a fé cristã nada tem haver com a religião. O cristianismo é na verdade o ponto final da religião, a religião por sua vez é a tentativa do homem de se religar a Deus. O Termo religião em si, significa "religar".

Seja qual for o seguimento, islamismo, budismo, hinduismo, espiritismo e todas as demais religiões, são esforços do homem para encontrar Deus, ainda que de forma inconsciente. A religião em si, tem em sua essência a palavra "faça".

Ou seja, as religiões estabelecem ritos, liturgias, regras e comandos, através dos quais os fieis entram em contato com o transcendental. O islã ordena seus fieis, por exemplo, que orem cinco vezes por dia, deem esmolas aos pobres, realizem o jejum anual hamadan e peregrinem a meca frequentemente. O espiritismo afirma a purificação espiritual através da prática das boas obras. O zen-budismo prega que a maneira que se libertar do sofrimento é a eliminação de todo desejo ou vício pelo que é temporal.

Contudo, quando nos voltamos para o cristianismo a palavra que o define é "feito" e não o "faça", simples assim, está consumado. Tudo o que precisava ser realizado já aconteceu na cruz do calvário. Jesus aboliu a religião, Ele é o fim da religiosidade, Ele nos religou a Deus através da cruz.

Abraço fraternal
Pr. Bruno Peixoto
Texto adaptado do Pr. Davi Lago

CAMINHOS DO CORAÇÃO


Em Eclesiastes 11:9, Salomão aconselha como base em sua dolorosa experiência, vale ressaltar que Salomão já era um homem velho a essa altura, e já sentia na pele que os resultados da sua vaidade, que no final das contas foi só aflição de espirito, podemos basear essa tal vaidade no livro de cantares quando salomão mostra toda sua virilidade juvenil e suas farras de juventude.

O coração nos leva a muitos caminhos, e na maioria dos casos esses caminhos estão ligados aos desejos, que por sua vez podem ser corretos ou não. Os caminhos do coração podem determinar nossos caminhos no futuro, nossa vida profissional, familiar, acadêmica e sentimental.

Mas então, quais tem sido os caminhos do seu coração?

Um exemplo disso é, Uma jovem envolvida na obra e muito participativa no ministério de jovens, começou a namorar com um rapaz contra a vontade dos pais, e sem o consentimento do seu pastor. Passados 2 meses de "muito amor" a jovem aparece grávida e com aids. Pois é, são os caminhos do coração.

O que você tem desejado? O que você tem buscado?

Se seguirmos nosso coração ele poderá nos levar a lugares desconhecidos, em Jr 17:9 diz: "quem conhecerá o coração?". Antes de tomar suas decisões escolha o caminho de Deus, não confie plenamente no seu coração. Ec 12:1 - Busque em Deus antes de decidir, se aconselhe com as pessoas certas para que você não se arrependa da sua juventude quando for velho.

Busque o equilíbrio para as decisões do seu coração. cuidado com o que deseja o seu coração. Hoje você faz suas escolhas, amanhã suas escolhas fazem você.

Beijo no coração...
Pr. Bruno Peixoto


A GAROTINHA DO GUARDA CHUVA VERMELHO

A seca parecia não ter fim,e uma pequena comunidade de fazendeiros do meio-oeste estava em dúvida sobre o que fazer.
 
A chuva era importante não apenas para manter a plantação viçosa,mas também pra prover meios de subsistência para os habitantes da cidade. Quando o problema se tornou mais urgente,a igreja local achou que era tempo de envolver-se e planejou uma reunião de oração para pedir chuva.
 
Como nos antigos rituais dos indígenas norte-americanos,as pessoas começaram a chegar a igreja. Em breve, o pastor também chegou e observou sua congregação afluindo ao local.
Ele foi passando lentamente de grupo em grupo, enquanto se dirigia ao púlpito para iniciar oficialmente a reunião. 

Todas as pessoas que ele encontrou estavam conversando,apreciando a oportunidade de rever os amigos. Quando o pastor postou-se diante do seu rebanho,sua prioridade era silenciar o povo e dar início à reunião. Assim que começou a pedir silêncio, ele observou uma menina de 11 anos sentada na primeira fileira.
 
Seu rosto angelical brilhava de alegria e,a seu lado, havia um lindo guarda-chuva vermelho. Todos riam dela, mas o pastor teve a coragem da pergunta óbvia: "Porque você está com esse guarda-chuva", alinda garotinha de pronto respondeu: "Nos não viemos aqui para pedir chuva?"
 
A beleza e a inocência dessa cena fez o pastor sorrir para si mesmo quando ele se deu conta da fé daquela menina,uma fé que o restante das pessoas parecia ter esquecido. Todos haviam comparecido para orar pedindo chuva, e a garotinha, para presenciar a resposta de Deus.

Um grande abraço!
Pr. Bruno Peixoto

AGORA EU TÔ SABENDO

"Nessas horas que eu me lembro que o sofrimento é um MEGAFONE. É Deus pra mim gritando que eu não sou o super-homem que eu sou de carne e osso que eu vou passar sufoco. Vou fazer o quê? Não vou esconder meu choro, as vezes é mais fácil fingir, eu sei, fazer de conta que tá tudo bem que tá tudo zen disfarçar que não tem nada dando errado, mas eu não sou o superman.

Se não fosse por Você eu jogava a toalha tenho visto tanta coisa errada nesta estrada. Muito falso herói se achando o tal, iludido com aplausos, elogios... com o pedestal. Até eu já vacilei, dei bobeira, viajei, esqueci que levo tombo como qualquer um, esqueci que levo tombo, esqueci que sou normal.

Eu sou diferente, igual a todo mundo, sem Você eu não sou ninguém, eu sou igual a todo mundo, não existe superman.

Eu vou insistir em Te acompanhar, haja o que houver, acredite quem quiser, mesmo tropeçando eu tô aprendendo, tô descobrindo que pra tudo existe um tempo. Por isso eu tô na luta, tô sobrevivendo, são nessas horas que eu me lembro, que às vezes eu machuco, às vezes me machuco, explodindo por fora, explodindo por dentro, mas eu tô aprendendo.

Agora eu tô sabendo que o sofrimento é um MEGAFONE, é Deus pra mim gritando que eu não sou super-homem, que eu sou de carne e osso que eu vou passar sufoco, agora eu não esquento não vou esconder meu choro. Afinal eu sou um cara comum, que também leva tombo como qualquer um, que tropeça, levanta mas não sai da dança, tropeça, levanta e não sai da dança.

Às vezes é mais fácil fazer de conta que tá tudo bem, mas você sabe que eu não sou o superman."

Letra e Música: Fruto Sagrado
Álbum: Distorção (2006)

CURRICULUM VITAE

Essa semana me veio a lembrança de um texto que li a muito tempo no boletim da minha igreja e que me chamou atenção, achei que valia a pena mostrar a vcs. O texto é de um autor desconhecido, mas iluminado nas palavras...rs...

“Para: JESUS (Filho de Jose e Maria)
Oficina de Carpintaria
25922 - Nazare - Judeia

Prezado Rabi,

Obrigado por enviar-nos o "Curriculum Vitae" dos doze homens que escolheu para ocupar posições destaque e gerenciamento em sua nova empreitada.

Todos já foram submetidos aos nossos testes. Marcamos, para cada um deles, entrevistas pessoais com o nosso psicólogo e com o encarregado dos testes vocacionais, cujos resultados registramos em nossos computadores para eventuais consultas futuras. Anexo, encaminhamos os perfis de nossos testes. Recomendamos minucioso exame individual. Como parte de nossos serviços e para sua melhor orientação, tecemos alguns comentários gerais, que resultam dos pareceres de nosso pessoal, da mesma forma que um auditor faz declarações generalizadas sobre suas conclusões:

Nossa equipe é de opinião que falta a maioria de seus escolhidos, experiência, escolaridade e aptidão vocacional para o tipo de empreendimento a que o senhor se propõe. Acha também que não possuem a desejável noção de equipe, para a execução da tarefa. Todos deixam a desejar no quesito "cuidados e aparência pessoal". Recomendamos que continue a procurar pessoas com experiência em gerenciamento e que apresentem capacidade comprovada.
  • Simão Pedro é emocionalmente instável, sujeito a explosões intempestivas.
  • André não possui absolutamente nenhuma capacidade de liderança.
  • Os dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, colocam o interesse pessoal acima da lealdade à empresa.
  • João é uma pessoa excessivamente humilde, dificilmente conseguira demonstrar autoridade sobre outras pessoas.
  • Sentimos informar que Mateus faz parte da lista negra do Departamento de Negócios de Jerusalém.
  • Tiago, filho de Alfeu, bem como Tadeu, possuem, definitivamente, inclinações radicais. Ambos atingiram uma elevada marca na escala maníaco - depressiva.
  • Tomé demonstra uma atitude de duvida que poderia abalar o estado de espírito do grupo.
  • Um dos candidatos porem, demonstra um grande potencial. E um homem capacitado e cheio de recursos. Tem facilidade de comunicação, mente aguçada para negócios, bom transito entre pessoas de alta posição. E altamente motivado, ambicioso e responsável.
  • Recomendamos Judas Iscariotes como seu controlador e braço direito.
  • Os demais perfis são auto explanatórios. Desejamos-lhe sucesso em seu novo empreendimento.
Atenciosamente.
Consultoria Geral Jordão
Departamento de Recursos Humanos
26544 Jerusalém – Palestina”

Realmente, o trabalho de Jesus não era fácil, mas ele sabia que naqueles homes haviam grandes tesouros em vasos de barro, não perca as esperanças, envie seu currículo.

Abração bem forte e esperançoso.
Pr. Bruno Peixoto